The visible network – CIEBA

centro de investigação e de estudos
em belas-artes

The visible network

The VISIBLE NETWORK is a platform for sharing and reflection on themes related to art and its mediation. It emerges within the scope of the network built at the International Congresses “Matéria-Prima / Raw Material” and seeks to broaden, update and diversify the research and research channels in the broad field of artistic and cultural mediation.

It is a new circle that proposes to organize debate meetings, monographic publications and events that address with pertinence to thematic calls, as well as to carry out intervention and dissemination activities, such as exhibitions, videograms or other border actions and creations.

The VISIBLE NETWORK members are researchers and doctoral professionals in the area of ​​education, mediation and the arts, and the debate is open to other participants.

The meetings are of annual periodicity and may occur in places to be determined annually from a proposal approved in the plenary of the previous meeting. The monographic proposals are of an academic nature, and published by the Center in which the annual meeting occurs.

The 1st meeting of the VISIBLE NETWORK took place simultaneously with the 7th International Raw Matter Congress, in Lisbon, on July 13, 2018, with the contribution of:

  • Ana Mae Barbosa – Arte/Educação ou Educação Artística na América Latina
  • Mirian Celeste Martins – Quando a fé move montanhas, Francys Alÿs e o esperançar
  • Belidson Dias, Tatiana Fernandez e Rosana de Castro – Aguas turbulentas: El encuentro entre el giro educativo en el arte y el giro de la visualidad en la educación
  • Alexandre Henrique Monteiro Guimarães – FORMAR, [DES]FORMAR, [TRANS]FORMAR: repensando a arte na escola como campo pedagógico de emancipação e resistência
  • Alice Fátima Martins e Carla Luzia de Abreu – A arte e seu ensino envolve riscos. Ou não?
  • Ana Paula Caetano e Ana Luísa Paz – Investigar em educação artística, construindo uma comunidade dialógica, rondando os abismos
  • Claudia Matos – A Educação Artística: breve análise do aprendizado e do ensino. A importância desta disciplina na formação do ‘sujeito cultural’
  • Francione Oliveira Carvalho – Por uma arte educação à esquerda
  • Helena Cabeleira – We don’t need no education: all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
  • Luciana Gruppelli Loponte e Andréa Senra Coutinho – Estamos em perigo? Arte, educação e resistências no Brasil
  • Rita Demarchi – Arte e educação em tempos inimagináveis: caminhar na penumbra
  • Sandra Palhares – O ensino da arte está em perigo?
  • Marilda Oliveira de Oliveira; Cristian Poletti Mossi, Francieli Regina Garlet e Vivien Kelling Cardonetti – Escrever uma educação das artes visuais com minúsculas e operar resistências em uma formação pela experimentação
  • Úrsula Rosa da Silva – Mediação como ação interdisciplinar e encantamento –
  • Bernardina Leal – Sob Olhares Sombrios: formação e mediação artísticas em risco
  • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta – Professor agora e artista depois, ou melhor, por que não ser na mesma hora os dois?
  • Jociele Lampert – Desafios da pesquisa em Arte Educação ou Arte Educação pela pintura
  • Juliano Siqueira – Arte e Formação nos Escritos de Peciar
  • Lucia Pimentel – Ensino/Aprendizagem em Arte e Mediação: problemas e inovações
  • Maria Cristina Rosa – Indícios de Incêndio: Políticas e Formação para o Ensino de Artes
  • Ricard Ramon – Derivas de la enseñanza del arte. Reivindicando la construcción filosófica de la educación artística
  • Ricard Huerta – Patrimonios de la Educación Artística: generar territorios propios desde un Currículum Vibrante
  • Cristiane Hesse Terraza – Escola e experiência estética: uma abordagem da estética e da arte a partir do iluminismo
  • Cristina Azevedo Tavares – O ensino das humanidades e as artes. Do que sentimos e o que podemos fazer.
  • Carla Juliana Galvão Alves – Inquietações de professores de Artes Visuais: do silêncio na sala de professores à solidão nos corredores da escola
  • Renan dos Santos Silva – Formação docente em artes visuais: conflito entre currículos.
  • Rejane Galvão Coutinho & Camila Lia – A mediação cultural pela perspectiva da arte/educação: comentários sobre uma experiência
  • Ronaldo Oliveira – Construção curricular e produção de sentido: Pela inclusão curricular das histórias de si nos processos de formação
  • Umbelina Barreto – Conversa à roda da visualidade na contemporaneidade

 

Project Reference: UID/EAT/04042/2019

Funding: OE

 

Project Reference: UID/EAT/04042/2013 – closed

Financiamento do Plano Estratégico de Unidades de I&D – 2013/2015 (F. Base UID) – prorrogação até 31/12/2018

Funding: OE

 

Project Reference: UID/EAT/04042/2016 – closed

Fundo de Reestruturação Unidades de I&D – 2016 (F. Reest. UID – 2016) – prorrogação até 31/12/2018

Funding: OE