CIEBA Artist Talks – cieba — centro de estudos e de investigação em belas-artes

CIEBA ARTIST TALKS

CIEBA Artist Talks tem como objetivo dar a conhecer – através de palestras – artistas, autores e investigadores cuja obra, quer plástica, quer escrita, é um contributo fundamental para o pensamento crítico contemporâneo, nomeadamente no âmbito da arte com envolvimento comunitário. As palestras permitem a revelação dos princípios que norteiam as metodologias de criação das artistas e são espaços de debate, de reflexão e de criação coletiva de conhecimento.

Nas palestras de 2023, Shelley Sacks e Suzanne Lacy, cuja obra tem um caráter assumidamente social e político, refletem sobre aspetos subtis e internos, as dimensões espiritual, relacional e transformacional da sua prática artística.

Para além das palestras, cada autora orientará uma aula aberta, onde os alunos podem refletir acerca dos seus projetos artísticos comunitários.

Shelley Sacks é uma artista social, ativista cultural, artista performativa, escritora. Professora  Emérita e Diretora da Unidade de Investigação em Escultura Social na Universidade de Oxford Brookes, desenvolveu a Escultura Social como um campo de investigação e dirigiu programas de Mestrado e Doutoramento em Escultura Social e Prática Conectiva.

Nesta palestra destaca a dimensão interna da sustentabilidade, a ligação entre transformação individual e coletiva, e enfatiza a imaginação radical necessária para moldar um futuro mais vivo e sustentável.

A artista Suzanne Lacy trabalha há mais de 40 anos em comunidades de todo o mundo. O seu trabalho surgiu da prática de arte performativa nos anos 70 e os seus  textos foram essenciais para a fundação da arte como prática social. O seu trabalho é decididamente político e social mas nesta palestra irá enfatizar as dimensões relacionais e espirituais da prática da arte com comunidades, bem como as dimensões internas do trabalho  com a diferença. Lacy é professora na Escola Roski de Arte e Design da Universidade do Sul da Califórnia.

Datas e locais dos eventos:

10 de Outubro 2023 I 17h30-19h30 I Grande Auditório, FBAUL, entrada livre

Palestra de Shelley Sacks, “Escultura Social, a Dimensão Interna da Sustentabilidade e o Campo da Transformação”

Entrar Zoom Reunião

ID da reunião: 936 7759 8056
Senha: 841635

11 de Outubro 2023 I 10h-13h ou 14h30- 17h30 I FBAUL, entrada livre

Fórum de Prática Reflexiva com Shelley Sacks [para alunos, entrada livre].

[Info e inscrições para o Fórum – tm 960236881]

30 de Outubro 2023 I 17h30-19h30 I Grande Auditório, FBAUL, entrada livre

Palestra de Suzanne Lacy, “Curious heART: spiritual and relational aspects in social practice”

Entrar Zoom Reunião

ID da reunião: 910 5619 9228
Senha: 341048

31 de Outubro 2023 I 10h-12h ]

Aula aberta com Suzanne Lacy

[Info e inscrições para o – tm 960236881]

CIEBA ARTIST TALKS

CIEBA Artist Talks aims to introduce – through talks – artists, authors and researchers whose work, both plastic and written, is a fundamental contribution to contemporary critical thinking, particularly in the field of art with community involvement. The lectures reveal the principles that guide their creative methodologies and are spaces for debate, reflection and the collective creation of knowledge.

In the 2023 lectures, Shelley Sacks and Suzanne Lacy, whose work has an openly social and political character, reflect about subtle and internal aspects, on the spiritual, relational and transformational dimensions of their artistic practice.

In addition to the lectures, each author will lead an open class where the students can reflect on their community art projects.

Shelley Sacks is a social artist, cultural activist, performance artist, teacher and writer. As Professor [now Emerita] and Director of the Social Sculpture Research Unit at Oxford Brookes University she developed social sculpture as a research field and led Master & Doctoral programs in Social Sculpture & Connective Practice. In this talk she highlights the inner dimension of sustainability, the connection between individual and collective transformation, and explores approaches to radical imagination needed for shaping a more living and sustainable future.

Suzanne Lacy has worked for over 40 years in communities around the world. Her work arose from a practice in performance art in the 1970s and her writings were central to the foundation of social practice art. Her work is decidedly political and social, but in this talk she will emphasize the relational and spiritual dimensions of practicing art in communities and the inner dimensions of working across difference. Lacy is a professor at the Roski School of Art and Design at the University of Southern California.