grupos de investigação – cieba — centro de estudos e de investigação em belas-artes

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em belas-artes

grupos de investigação

O Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes desenvolve a sua atividade no ramo da Cultura e da Ciência, designadamente, na área das Belas-Artes e é constituído pelos seguintes grupos de investigação:

  • Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património – “Francisco de Holanda”
  • Grupo de Investigação em Design
  • Grupo de Investigação em Pintura
  • Grupo de Investigação em Design de Comunicação
  • Grupo de Investigação em Desenho
  • Grupo de Investigação em Escultura
  • Grupo de Investigação em Arte Multimédia
  • Grupo de Investigação em Educação Artística

 

Ciências da Arte e do Património – Francisco de Holanda

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coordenação Professora Associada Luísa Arruda | l.arruda@belasartes.ulisboa.pt

O Grupo de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte e do Património – Francisco de Holanda tem como objectivo fundamental o de apoiar e complementar as acções realizadas no âmbito institucional das Ciências da Arte e do Património. O Grupo de Investigação Francisco de Holanda considera a revista ArteTeoria, criada pelo mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, veículo privilegiado para a publicação e a divulgação de ensaios, artigos e outros textos produzidos no âmbito das suas actividades e das suas especialidades.

 

Design

coordenação Professor Associado Paulo Parra | p.parra@belasartes.ulisboa.pt

O Grupo de Investigação em Design do CIEBA emerge de uma cultura de investigação em Design profundamente sedimentada desde 1974, quando se iniciaram os primeiros cursos superiores de Design em Portugal na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.

A localização da Investigação em Design, no contexto dos Estudos em Belas-Artes, reflecte esta origem e sustenta a continuidade do grupo de investigação em Design na actual estrutura funcional do CIEBA.

Ao entender o Design como uma área de conhecimento da cultura e criação contemporânea, a investigação efectuada nos estudos e projectos em Design é caracterizada por contornos epistemológicos próprios, que se traduzem em práticas específicas e com elevados níveis de repercussão no quotidiano das populações.

Ao seguir este património inscrito na cultura do Design e esta vocação ao serviço da comunidade o Grupo de Investigação em Design tem como objectivo central fomentar a investigação no Design e nas suas diferentes especialidades.

 

Pintura

coordenação Professora Catedrática Isabel Sabino | i.sabino@belasartes.ulisboa.pt

Se a transversalidade e carácter multi-operativo são qualidades indesmentíveis numa parte muito visível da arte contemporânea, é certo também que esses factos não implicam a ablação das disciplinas específicas, mas antes a sua recontextualização e reconfiguração.

Pensar o campo da pintura justifica-se hoje, assim, na linha do seu entendimento como conjunto de formulações que, partindo de um campo especializado inesgotável em que continua a haver muito por investigar na verticalidade da “disciplina” e na sua teoria própria, as perspectivas se abrem hoje a novos desafios.  As espacialidades expandidas para além dos suportes convencionais e os processos de natureza híbrida, a renovação dos meios e das tecnologias que integraram o digital, os diálogos com a ciência e com as diversas áreas da criatividade em narrativas e poéticas sem limites formais, conceptuais ou geográficos, reconfiguraram o que antes se entendia por pintura, cruzando-se com o conhecimento por desbravar, as mudanças na cultura e no pensamento contemporâneos. Agora, tudo isso constitui, pois, motivações para indagações sediadas ou motivadas na fenomenologia do pictórico, interrogando-o cada vez mais ampla e profundamente.

 

Design de Comunicação

coordenação Professor Auxiliar Victor M. Almeida | v.almeida@belasartes.ulisboa.pt

Áreas de referência

  • Design editorial
  • Design gráfico
  • Design de informação
  • Design de interacção
  • Design multimédia
  • Tipografia
  • Webdesign

O Grupo de Investigação de Design de Comunicação tem como objectivo principal a produção e disseminação de conhecimento na sua área científica de referência. O grupo de investigação pretende contribuir para o alargamento sistemático do corpo conceptual no domínio do design de comunicação, privilegiando a investigação orientada para o suporte da prática projectual ou da sua gestão.

O Grupo de Investigação encara o design de comunicação como uma actividade geradora de valor e vocacionada para a melhoria da segurança e da qualidade de vida das populações, assumindo uma responsabilidade particular na configuração do interface entre as pessoas e as coisas e na determinação da forma como a sua relação se estabelece. Entende ainda que os desafios para o design de comunicação resultam hoje sobretudo da necessidade de adaptação a uma sociedade digital e globalizada, onde a internet e o advento das redes sociais geram novas realidades de alcance e efeitos ainda não totalmente previsíveis – princípios caros ao design de comunicação como a consistência, a estabilidade ou a continuidade, são hoje de certa forma disputados por atributos como a flexibilidade, o imediatismo, a universalidade.

No que respeita à prática projectual, constata-se um contexto que exige competências alargadas e obriga simultaneamente a uma visão inclusiva das diferentes áreas. O desenho de uma estratégia de comunicação eficaz implica actualmente a compreensão do processo de desmaterialização em curso, a perspectivação do seu alcance e a capacidade de antecipação das situações que se alteram em sua função; implica ainda a adaptação às dinâmicas dos suportes virtuais, a exploração transversal e sinérgica dos novos ‘media’ – cooptando designadamente valências audiovisuais e multimédia – e um aproveitamento criativo das tecnologias de informação e comunicação.

No entanto, quando se observa a articulação entre a actividade e a produção científica no campo do design de comunicação, verificam-se ainda lacunas importantes a que importa dar resposta. Não obstante existir já um conjunto de sólidas abordagens teóricas, estas são geralmente de difícil transposição para o campo do projecto e têm-se revelado de pouca utilidade para quem precisa de ferramentas concretas para resolver problemas específicos ou para sustentar decisões.

Nesse sentido, o grupo de investigação promove o desenvolvimento de uma vertente académica – sobretudo centrada em investigação de natureza empírica – que apoie projectos que traduzam aplicações inovadoras do saber e lhes proporcione uma sustentação crítica de base científica.

O grupo de investigação encontra-se dividida em três linhas de investigação específicas: Design de Informação, Design de Interacção e Design e Edição.

Design de Informação | Design de Interação | Design e Edição

 

Desenho

coordenação Professor Auxiliar Américo Marcelino | a.marcelino@belasartes.ulisboa.pt

O Grupo de Investigação em Desenho é uma unidade do CIEBA que promove a pesquisa em Estudos Artísticos a partir do campo abrangente do Desenho. Tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de atividades e projetos que contribuam para a produção, estímulo e disseminação do conhecimento científico, artístico e académico nas suas diversas vertentes e domínios de referência. Ancorando-se nas áreas científicas e disciplinares do Desenho da Faculdade de Belas-Artes, os seus eixos de investigação fundamental e aplicada, quer de índole artísticas, científica, técnica ou tecnológica, posicionam-se entre a diversidade e herança do legado histórico do desenho, as singularidades e pluralidades das suas manifestações e as reconfigurações e desafios da arte e cultura contemporânea. A caraterização das suas áreas específicas de investigação abrangem domínios que compreendem, por exemplo, o Desenho Analógico, o Desenho Digital, o Projeto Artístico, a Ilustração Editorial, a Ilustração Científica, a Banda Desenhada, a Concept Art, a Geometria, a Anatomia Artística, a Didática do Desenho ou a História e a Teoria do Desenho. O núcleo de atividades do Desenho implicadas nestes domínios organiza-se segundo três linhas temáticas fundamentais de investigação: “Práticas do Desenho“, “Ciências da Representação” e “Desenho em Teoria“. A estratégia de concretização destas atividades, consentânea com a missão do Grupo de Investigação em Desenho, passa pela promoção e apoio a contributos que se desenvolvam naquelas linhas, quer através da coordenação conjunta em iniciativas estruturantes de ações de disseminação e formação avançada, incluindo programas de conferências, jornadas académicas, exposições, organização de eventos, linha editorial com publicações, organização de programas e seminários de doutoramento, bem como de outras modalidades de formação pós-graduada, quer ainda através do contributo de propostas de projetos de investigação, apresentadas de forma individual, conjunta ou em parceria.

Linhas temáticas:
O Grupo de Investigação em Desenho caracteriza-se pela pluralidade e diversidade de abordagens em áreas específicas de investigação e desenvolvimento, desdobrando-se por campos que, não obstante os cruzamentos, sobreposições e transversalidades possíveis entre si, abrangem iniciativas agrupadas segundo três linhas temáticas fundamentais de investigação:

1 — Práticas do Desenho
Compreende iniciativas com especial enfoque nestes domínios: Desenho de expressão artística; Projeto em desenho; Desenho analógico; Desenho Digital; Práticas, media e linguagens gráficas; Ilustração; Banda desenhada; Concept Art; entre outras matérias conexas.

2 — Ciências da Representação
Compreende iniciativas com especial enfoque nestes domínios: Representação do corpo; Representação do espaço; Desenho analógico; Desenho digital; Geometria; Anatomia artística; Concept Art; Desenho científico; Desenho arqueológico; entre outras matérias conexas (em articulação com as Linhas Temáticas Transversaisde “Anatomia Artística” e “Geometria”)

3 — Desenho em Teoria
Compreende iniciativas com especial enfoque nestes domínios: História do desenho (autores, escolas, períodos); Teoria do desenho (textos, tratados, ideias, pensamento sobre desenho); Didática do desenho; Didática da Geometria; Educação artística e desenho; Geometria; Anatomia artística; Práticas, media e linguagens gráficas; Património, inventariação, museologia, museografia de desenho; entre outras matérias conexas.

palavras-chave Desenho Artístico; Desenho Analógico; Desenho Digital; Ilustração.

 

Escultura

coordenação Professor Auxiliar João Castro Silva | j.castrosilva@belasartes.ulisboa.pt

Enquanto comunidade científica estamos interessados em explorar os modos como a Escultura se constitui ontologicamente no presente e as repercussões que esta constituição tem não só nas artes, mas também fora do âmbito artístico. Ao longo do tempo tem existido uma pluralidade de práticas artísticas que por diversas vezes convocam o questionamento sobre os limites da Esculturaenquanto categoria ou disciplina autodeterminada, mas que a têm levado a seguir um percurso de contínua transformação e expansão. Desta forma a Escultura abriu-se cada vez mais a novas interações que a fazem hoje ter o potencial para ser uma forma de produção de conhecimento inovadora, experimental e criativa. No Grupo de Escultura do CIEBA procuramos explorar este potencial como forma de olhar através de múltiplas perspectivas para questões fundamentais da escultura e da arte, bem como as repercussões que tais questões e problemáticas têm (e podem ter) nas ciências e nas humanidades. Múltiplas perspectivas, que na sua heterogeneidade, se constituem como um todo complexo a que podemos chamar o fazer e o olhar escultórico.

O grupo assume-se como transdisciplinar enquanto acto de integração e interação de diferentes tipos de saber e conhecimento, focando-se na transversalidade de problemáticas. Procuramos o desenvolvimento de quadros metodológicos que atravessem e transformem a sociedade, facilitando a emergência de ideias, conhecimento e interações que não poderiam ser previstas ou antecipadas. Estamos abertos tanto a uma produção teórica como prática, mas sobretudo à experimentação na intersecção destes dois pólos e a uma investigação especulativa. Um espaço onde interagem e se complementam novas e tradicionais técnicas, materiais, ferramentas e conhecimentos, de um modo ajustado à especificidade de cada assunto e investigador

palavras-chave Espaço; Materialidade; Morfologia; Mimese; Plasticidade; Reprodução; Técnica; Tridimensionalidade.

 

Arte Mutimédia

coordenação Professor Associado António de Sousa Dias | a.sousadias@belasartes.ulisboa.pt

 

Educação Artística

coordenação Professora Associada Margarida Calado | m.calado@belasartes.ulisboa.pt