apoio financeiro – cieba — centro de estudos e de investigação em belas-artes

centro de investigação e de estudos
em belas-artes

apoio financeiro

O CIEBA, maioritariamente financiado pelos fundos geridos e atribuídos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pode conceder apoio para as despesas resultantes da investigação que se desenvolve no âmbito do projeto do CIEBA, no sentido de atingir os objetivos do mesmo.

Também é propósito do financiamento do CIEBA que o resultado da investigação realizada no centro seja objeto de divulgação e promoção como forma de disseminação do conhecimento científico.

 

Como solicitar apoio?

 

Para solicitar apoio é obrigatório submeter um pedido à Divisão financeira, patrimonial e de apoio à investigação através do preenchimentos de uma requisição apropriada para o efeito a enviar para o e-mail: investigacao@belasartes.ulisboa.pt

Para cada tipo de fornecedor/despesa deve ser apresentada uma requisição preenchida com as informações solicitadas (de preenchimento obrigatório), e outras que se considerem pertinentes, para orçamentaçãoEncontram-se abaixo os vários modelos de requisição.  Para alguma categoria não contemplada está disponível a requisição modelo que poderá ser adaptada.

req_alojamento-e-viagem     req_viagem     req_alojamento     req_comboios-portugal     req_inscricao     req_publicacoes     req_bens-e-servicos

req_modelo

fundamentação do pedido de apoio, na parte inferior da requisição, é essencial para a análise da pertinência e aprovação do mesmo. A fundamentação deve refletir a necessidade da realização da despesa para o cumprimento dos objetivos do CIEBA, no sentido de ser indispensável para a atividade de investigação e/ou para a divulgação dos resultados de investigação.

 

Regras de financiamento da FCT

 

Para que o financiamento de algumas despesas seja possível, é obrigatório a verificação de algumas normas e a entrega de alguns documentos que a FCT exige:

 

Missões

Apresentação de comunicações/posters:

  • Carta de aceite (juntamente com o pedido de apoio)
  • Resumo da comunicação/poster  (juntamente com o pedido de apoio)
  • Certificado de presença do evento
  • É obrigatório consultar as Regras de Afiliação
  • É obrigatório constar a publicitação do apoio: Logotipo CIEBA e Logotipo FCT
  • No caso de viagens de avião: talões de embarque (ida e volta)

 

Colóquios

Oradores Convidados:

  • Curriculum vitae dos oradores
  • Comunicação que o orador vai apresentar no evento
  • Programa do evento com os nomes dos oradores
  • Para pagamento de Honorários preencher o formulário: Doc de Prestação de Serviços. Caso seja Não Residente preencher também o Doc. Pedido de NIF PT
  • No caso de viagens de avião: talões de embarque (ida e volta)
  • É obrigatório constar a publicitação do apoio em todos os documentos/sites de divulgação: Logotipo CIEBA e Logotipo FCT

Publicidade

  • Arte final para orçamentação – Cartazes e outros
  • É obrigatório constar a publicitação do apoio em todos os documentos/sites de divulgação: Logotipo CIEBA e Logotipo FCT

Livro de resumos

  • Arte final para orçamentação
  • É obrigatório constar a publicitação do apoio em todos os documentos/sites de divulgação: Logotipo CIEBA e Logotipo FCT

 

Edições/Publicações

  • Correta fundamentação dos resultados da investigação que estão a ser divulgados na obra e pertinência da mesma dentro dos objetivos do CIEBA
  • É obrigatório consultar as regras de afiliação
  • É obrigatório constar a publicitação do apoio: Logotipo CIEBA e Logotipo FCT
  • É obrigatório cumprir com as regras de Acesso Aberto da FCT disponíveis. Se uma publicação ou divulgação não for disponibilizada em Acesso Aberto, os seus custos de publicitação/edição não podem ser encargos financiáveis.

 

 

IMPORTANTE:

 

Acesso Aberto

É obrigatório cumprir com as regras de Acesso Aberto da FCT disponíveis.

Se uma publicação ou divulgação não for disponibilizada em Acesso Aberto, os seus custos de publicitação/edição não podem ser encargos financiáveis.

 

Publicitação do Financiamento

As despesas que resultem da investigação do projeto do CIEBA, que sejam apoiados pelo centro, e consequentemente pela FCT, terão de apresentar a devida publicitação do financiamento pela inclusão de ambos os logótipos sempre que a acção os comporte (ex.publicações, posters/apresentação comunicações, divulgação de eventos,…).  Recomenda-se a leitura das Normas de Informação e Publicitação de Apoios para Beneficiários da FCT.

No caso dos artigos, para além da aposição do logótipo da FCT (quando o elemento o permitir), a publicitação do financiamento deve ser efetuada com a seguinte referência:

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «Refª do Projeto»

Refª do Projeto do CIEBA 2020: UIDB/04042/2020

 

Afiliação – Regras

Além da referência ao financiamento, tem de ser feita a afiliação correta à UL/FBA

Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal

Links úteis:
Logotipos FCT
Logotipos CIEBA– deve ser consultado o manual de normas.

 

Notas:

– A FCT não permite reembolsos ao investigador. É obrigatória a apresentação de uma fatura em nome da instituição e a transferência de valores é feita diretamente desta para o fornecedor. Quando necessitar de receber apoio informe-se das normas a serem seguidas e não efetue qualquer tipo de despesa a título pessoal.

– Após submissão do pedido de apoio, todas as despesas associadas terão de ser formalmente aprovadas pelo Presidente do CIEBA, Professor Doutor João Paulo Queiroz, e, após orçamentação, aprovadas pela Presidência da FBAUL.
Só depois da obtenção de ambas as autorizações é que haverá garantias da atribuição do apoio.