Passar para o conteúdo principal
Urban Creativity 2026
Evento
Urban Creativity 2026
2 > 4 Julho 2026
Dia Todo
Grande Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

O graffiti e o muralismo podem ser considerados Património Imaterial? Ao promoverem uma ligação visceral e intuitiva entre o cidadão e a forma física da cidade, estas práticas transcendem o mero "objeto artístico". Em vez disso, representam um processo dinâmico e coletivo, essencial para a vitalidade urbana.

Estas práticas desafiam o Cânone da Arte Clássica, exigindo um afastamento das suas estruturas historicamente eurocêntricas e exclusivas. Longe de sinalizar o esgotamento da arte, o graffiti oferece um caminho de renovação através da hibridização de superfícies físicas e da imagem em movimento. Esta evolução abrange não apenas as narrativas digitais e cinematográficas na paisagem, mas também a consciência profunda de que as imagens que construímos nunca são estáticas.

O tema da edição de 2026 da Urban Creativity Conference + Activities surge de 3 eixos: 
- Imaterial 
- Cânone da Arte 
- Imagem em Movimento  

Programa e atualizações em Urbancreativity.org 

Urban Creativity faz parte de um processo de investigação contínuo que, na edição de 2026, foi desenvolvido em colaboração com a Linha Temática do CIEBA em Projetos Exploratórios e Sociedade / grupo Cidade Sistémica - Práticas Interdisciplinares, e ITI-LARSYS, Linha de Investigação alt.IxD.  

Com o apoio de: FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa  CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes. ITI-LARSYS - GAU-CML  
Atividades paralelas com: YYCS e Spray Report

Data
2 - 4.07.2026
Local
Grande Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa