CIEBA ARTIST TALKS – cieba — centro de estudos e de investigação em belas-artes

CIEBA ARTIST TALKS

CIEBA Artist Talks tem como objetivo dar a conhecer – através de palestras – artistas, autores e investigadores cuja obra, quer plástica, quer escrita, é um contributo fundamental para o pensamento crítico contemporâneo, nomeadamente no âmbito da arte com envolvimento comunitário. As palestras permitem a revelação dos princípios que norteiam as metodologias de criação das artistas e são espaços de debate, de reflexão e de criação coletiva de conhecimento.

Nas palestras de 2023, Shelley Sacks e Suzanne Lacy, cuja obra tem um caráter assumidamente social e político, refletem sobre aspetos subtis e internos, as dimensões espiritual, relacional e transformacional da sua prática artística.

Para além das palestras, cada autora orientará uma aula aberta, onde os alunos podem refletir acerca dos seus projetos artísticos comunitários.

A artista Suzanne Lacy trabalha há mais de 40 anos em comunidades de todo o mundo. O seu trabalho surgiu da prática de arte performativa nos anos 70 e os seus  textos foram essenciais para a fundação da arte como prática social. O seu trabalho é decididamente político e social mas nesta palestra irá enfatizar as dimensões relacionais e espirituais da prática da arte com comunidades, bem como as dimensões internas do trabalho  com a diferença. Lacy é professora na Escola Roski de Arte e Design da Universidade do Sul da Califórnia.

30 de outubro 2023 I 17h30-19h30 I Grande Auditório, FBAUL, entrada livre

Palestra de Suzanne Lacy, “Curious heART: spiritual and relational aspects in social practice”

Entrar Zoom Reunião

ID da reunião: 957 4803 3397